quinta-feira, 1 de outubro de 2009

OLIMPÍADAS 2016

Amanhã sai o tão esperado resultado para definir qual será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O anúncio será feito no reino da Dinamarca , na cidade de Copenhague. Quatro cidades estão no páreo , sendo elas a japonesa Tóquio , a espanhola Madrid , a estadunidense Chicago e a brasileira Rio de Janeiro (tudo o que eu falei agora é novidade). A imprensa esportiva de todo o planeta está mobilizada para o evento e estima-se que cerca de um bilhão de pessoas assistam a transmissão . A eleição começará às 13:00 (hora de Brasília) e deverá durar 30 minutos. O pleito poderá ter de um até três turnos. Se uma cidade conseguir 50% dos votos , mais um , é a cidade escolhida , isso no primeiro e no segundo turno. Representantes do Comitê Olímpico Internacional oriundos do Brasil , do Japão , da Espanha e dos Estados Unidos não poderão votar enquanto as cidades dos respectivos países estiverem na disputa.


Pois bem , vamos analisar cada candidata. Vamos começar pela a que está mais longe de nós , Tóquio. É uma mega-ultra-power-super cidade , bem estruturada , com segurança garantida , mas a população é contra e no continente onde está , a Ásia , já tivemos as Olimpíadas de Pequim , na China , em 2008 e já sediou uma Olimpíada , em 1960. Está quase fora da jogada. Madrid também é uma cidade simpática , de boas instalações , com boa segurança , mas a próxima Olimpíada , a de 2012 , é na Europa , em Londres. Duas Olimpíadas seguidas no mesmo continente é estritamente improvável e Paris parece que vai ser candidata para sediar os jogos em 2020. Três Olimpíadas seguidas no mesmo continente então é IMPOSSÍVEL! Madrid também é praticamente carta fora do baralho. Chicago aparece com uma das favoritas no meu ponto de vista , por estar no país mais importante do mundo segundo muitos , os Estados Unidos , que sediaram a última Olimpíada ocorrida na América , a de 1996 em Atlanta. Justamente por isso há um ponto negativo para a cidade e , por consequência , para o país . Em 1996 ocorreu um atentado perto do IBC (centro de imprensa) durante os Jogos Olímpicos e em 2001 ocorreram os famosos ataques no World Trade Center e em outros lugares no país. Não custa nada um terrorista durante os jogos abrir fogo e causar uma catástrofe. E chegamos ao Rio de Janeiro. A cidade é famosa pelas praias , calor , futebol , carnaval e fica na América do Sul , local que nunca sediou uma Olimpíada. Porém o trânsito caótico , a violência , índice de mortandade e instalações pesam contra a cidade brasileira. Mesmo assim aposto no Rio de Janeiro , já que milhões de pessoas passam as férias , o reveillon , o carnaval na cidade , além de ficar no Brasil , tido por muitos como ''abençoado por Deus''. Madrid e Tóquio são zebras e Chicago até pode ganhar sem surpresas , mas , repito , o terrorismo é o adversário.


Lembrando que o evento começa às 13:00 mas a cobertura será feita desde as primeiras horas da manhã . Transmitem o certame Globo , Globo News , SporTV , Record , Record News , Bandeirantes , BandSports e ESPN Brasil. Até mais!

Nenhum comentário: