segunda-feira, 29 de junho de 2009

SUPER FESTIVAL DE PARINTINS

Pouca gente aqui do sul do Brasil conhece a cidade de Parintins , que fica no Amazonas , no coração da Amzônia , assim dito por muitos. Lá tem o Festival Folclórico de Parintins , com aqueles bois-bumbás , no bumbódromo e tal. Pois sexta-feira eu olhava a programação das tv's no jornal e vi que na BAND estava programada a transmissão do Festival. Disse : ''MAS SERÁ QUE NÃO TEM NADA MELHOR PRA MOSTRAR?'' .

Quebrei a cara. Quando eu observei as apresentações , primeiro do boi Caprichoso e logo após do boi Garantido , fiquei impressionado e encantado por toda a misticidade , a junção de cores e as melodias que sacodem toda uma torcida apaixonada é de arrepiar. Milhares e milhares e MILHAAAAAAARES de pessoas passaram pelo bumbódromo nos três dias de desfiles (sexta , sábado e domingo). Bumbódromo esse que fica literalmente no meio da floresta amazônica e iluminado com auxílio de geradores , já que ali não há energia elétrica. O nome do local é CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO AMAZONINO MENDES. Crianças , jovens , adultos e pessoas de uma idade um pouco avançada vão lá para , como eles chamam , brincar de boi. Hoje saiu o resultado e o Garantido levou a melhor pela 28ª vez. Em 44 edições , houve apenas um empate , no ano 2000.

Parintins se divide na época do Festival. Ninguém fala o nome do outro boi , fala-se apenas a palavra ''contrário'' , para referir-se ao adversário.São proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão quando o "contrário" se apresenta. E as apresentações do ano que vem já possuem data marcada. Dias 25 , 26 e 27 de junho .

A cobertura da BAND foi excepcional , excelente , demais. Um show de transmissão , profissionalismo , sem frescuras nem ladainhas. Principalmente a narração do Téo José , que eletrizava o telespectador.

Ano que vem serão duas emoções fortes nessa mesma época : COPA DO MUNDO e FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS!

Viva a Amazônia! Viva o VERDADEIRO Brasil!

Um comentário:

Unknown disse...

Leonardo tudo bem contigo um abraço desse gaúcho tricolor dos pampas.