terça-feira, 24 de março de 2009

DESABOU O BARRACO DO BRASIL DE PELOTAS

Foi sacramentado hoje o epílogo de uma trajetória conturbada , infeliz e triste do Brasil de Pelotas no Gauchão. Após derrota de 3x1 para o Veranópolis , o time foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Chegou a estar na frente , mas tomou a virada. O time está com apenas 4 pontos , todos vindos de empates , e vencendo os dois jogos restantes , chegaria a dez. O Inter de Santa Maria , primeira equipe fora da risca do descenso , tem 11 pontinhos. Os torcedores do Pelotas soltaram foguetes ao saber do término do jogo e da queda do rival. O Pelotas joga a segunda divisão e tenta voltar a elite , invertendo o representante pelotense na Série A do Gauchão claro caso isso aconteça.

É impressionante como o futebol do interior do RS , principalmente da zona sul do Estado vem caindo bruscamente.O Guarany de Bagé fez fiasco ano passado , o Bagé , rival do Guarany , a um tempão não joga a elite.O Rio Grande , clube mais antigo do Brasil , e o São Paulo de Rio Grande caíram e não tem forças pra voltar. São tristes vítimas do péssimo estado do futebol do interior gaúcho.

Assim como o Brasil , cuja sua gloriosa história foi manchada não com o vermelho de seu escudo , do seu uniforme , mas com o vermelho de sangue , a peste negra da desgraça. Quem que não lembra do dia 15/01/2009 ?? O dia mais penoso , mais macabro da história de Pelotas e do futebol do Rio Grande do Sul. Um acidente de ônibus tirou a vida do considerado até ''DEUS'' Cláudio Millar , do zagueiro Régis e do preparador de goleiros Giovani Guimarães.Eu estava viajando pra Santa Maria.Dia quente.Dia horrendo.Dia fúnebre.Estrada vazia , caminho duro.Assim como o torcedor do Brasil se sentia ou se sente.Vazio , perturbado. O Brasil não merecia isso.Não merece isso. Que me desculpem os torcedores do Pelotas e do Farroupilha , mas o Brasil é o melhor clube da cidade , tem mais tradição , foi o primeiro campeão gaúcho (1919) , acabou com o Flamengo no Brasileiro de 1985 num memorável 2x0 , sendo que o Flamengo tinha Zico em campo.Fez memoráveis campanhas em vários regionais , vai jogar a Série C esse ano. E isso me preocupa. O rendimento foi doído , baixo. Tomara que não tenha mais um rebaixamento.

Torcida o Brasil tem , aliás , isso não lhe faltará jamais. Falta esperança , falta coragem , falta alguém que levante a cabeça de todos e diga que o Brasil não é mais um na multidão. O Brasil de Pelotas é muito maior que a tristeza que lhe atinge. O Brasil não pode , não deve entregar os pontos , jogar a tolha , ser derrotado por nocaute bruto , frio e calculista.Sabemos que foi inesperado e inexplicável ver o maior ídolo da história do Brasil de Pelotas entrar pela última vez no Bento Freitas dentro de um caixão. Grêmio , Atlético Mineiro , e Coritiba , por exemplo , não tiveram acidentes , tragédias desse tipo , mas se afundaram no Campeonato Brasileiro . Porém , se reegueram e voltaram mais fortes. O Grêmio é o exemplo mais forte. O coitado apanhou que chegou a dar pena lá em Recife. Calou os Aflitos , calou quem não acreditava na sua volta truinfal. Isso foi em 2005.Em 2006 foi campeão gaúcho , quebrando uma sequência colorada , foi 3º lugar no brasileiro daquele ano e foi pra Libertadores de 2007.Nesta edição da Libertadores , chegou na final , foi bi campeão do Rio Grande do Sul e e chegou bem no Campeonato Brasileiro. Enfim , voltou muito mais glorioso do que era. E por quê isso não pode acontecer com o XAVANTE?? Por que ele não pode voltar a ser glorioso , enchendo de orgulho seus torcedores , sua cidade e seu estado?

Força , bravo e guerreiro BRASIL de Pelotas!!

3 comentários:

Anônimo disse...

CARA , PARABÉNS! JURO QUE CHOREI VENDO ISSO QUE TU ESCREVEU. TU ACONTECEU TÃO RÁPIDO , TÃO TRISTEMENTE COM O BRASIL. MAS ELE VAI VOLTAR!

TU TENS FUTURO , LOKO! TU SABE DE VERDADE TOCAR UMA PESSOA NA ALMA COM TEUS TEXTOS!! ABRAÇÃO!

Leonardo Dias disse...

Valeu Frederico. Minha intenção não é fazer ninguém chorar , mas emitir opinião e fazer as pessoas criarem coragem em falar o que pensam.

Abraço!

Unknown disse...

Grande Leonardo belo texto expondo uma realidade trágica do Brasil de Pelotas.Tanto em campo quanto na vida real.