sábado, 30 de março de 2013

FELICIDADE...


Nada faz tanto barulho quanto a solidão. Não falo da solidão física, mas espiritual, da mente, da alma. Nada é tão gritante quanto estar ‘’sozinho na multidão’’. Dói o cerne, o coração. Machuca tanto quanto ou mais que um tapa, um soco, um tiro. É sofrível, mesmo em meio a tanta gente, tantas histórias, tantas culturas, sentir um vazio que é, ao mesmo tempo, estranho e conhecido. Um sentimento de impotência, um desejo, uma meta não cumprida. Uma vontade insana de fazer o bem, de preencher a alma com tudo aquilo que sempre desejamos para as pessoas mais queridas: paz, saúde, amor, alegria, prosperidade. Desejar o simples, mas o que é mais importante.
Ser rico, realmente, é ter corpo e alma repletos das suas vontades, dos seus sonhos realizados. Não adianta nada ser milionário, ter todos os bens materiais possíveis se o amor não está presente. O dinheiro, às vezes, facilita, mas o amor faz com que possamos sonhar acordado, respirar fundo, nos perdermos admiravelmente no tempo. É o combustível para que sejamos mais receptivos, mas sapientes, pacientes, humanos de verdade. Tem horas que só o amor, se não cura, ameniza o choro, a dor, a saudade. Tem horas que me vejo mais pobre que um mendigo, e não é nenhuma metáfora. Já vi vários mendigos felizes, trabalhando dia após dia, movidos pela paixão que têm pelas suas famílias, esposas, filhos, para, dentro do que é possível nas suas condições, oferecê-los o melhor. Às vezes, esse melhor pode ser uma caixa de leite, um pão, um prato de comida, que pode ser pouco para nós, mas é a gratificação pela luta amorosa e penosa, claro, de cada dia.
Imagine que você, apesar de conviver com um monte de gente, chega em casa todos os dias, abre a porta da sua casa/apartamento, e encontra um imenso e tenebroso NADA. Sem crianças correndo ao seu redor, sem alguém para perguntar-lhe como foi o seu dia, contar as novidades, dizer que te quer para sempre, convidar para sair, brincar, distrair, amar. Imagine sentir uma angústia no peito, que te sufoca paulatinamente, e você não tem ninguém para contar. Ninguém para poder dividir, abraçar, conversar. Imagine olhar para um monte de gente, mas não confiar em ninguém. Imagine amar e não ter resposta. Imagine planejar e dar tudo errado, a vida toda. Imagine que você tenha vontade de chorar, por todo o sofrimento, por tudo não dar certo. Eu recomendo: chore. Muito. Soluce, faça o que for necessário. Chorar é um ato de desapego do que é ruim um desafogo, um desabafo. Chorar faz com que o corpo fique mais confortável, menos ansiado, e faz a alma ficar mais calma, em paz, tranquila, leve.
Não viva para a profissão. Podemos viajar, conhecer locais, pessoas diferentes, estar em grandes eventos, em cidades bacanas, mas não é tudo. Não viva para ter um salário. Quanto mais alto o salto, pior é o tombo. Viver por dinheiro é viver em competição. Não sou nenhum competidor, mas sou um ser humano, racional, que necessito do dinheiro para as coisas materiais, mas em nenhum momento me chama a atenção pela ‘’grandiosidade’’. Status, diplomas, falar outros idiomas, ter dinheiro para dar e vender não faz com que uma pessoa seja melhor do que as outras. Não traia, não minta, não crie expectativas, principalmente nos corações manchados pelo passado, nas almas sofridas por tanto desejarem alguém, mas não são correspondidos. Não dê esperanças se não for concretizar o sonho do amor recíproco. Não faça com que a solidão existencial torne-se um mal para a sociedade. Sinceramente, eu acredito ‘’no lugar certo, na hora certa’’. Acredito no ‘’amor pra toda vida’’, que ‘’os caminhos se cruzam’’. Nós temos hora marcada na vida. Temos tempo para nascer, crescer, reproduzir e morrer, na sua devida proporção. Confesso que o meu maior sonho não é estar em Copas do Mundo, Olimpíadas, Eleições, mas ter uma família harmoniosa, unida, alegre. Tenho um desejo imenso de ser pai, de ensinar, criar, cuidar, proteger, trocar fralda, dar mamadeira, acalmar. Passear pelo mundo sem compromisso, dividir cada momento precioso com as partes e razões mais importantes da sua vida, estar ali para todas as horas.
Não deixe que o seu tempo se esgote com arrogância, soberba. Da vida, não levamos NADA. Não deixe que a solidão seja a sua companheira e a companhia de muita gente. Não levamos casa, carro, dinheiro, nada físico. Nossa alma vai para o seu devido lugar com o corpo sendo lembrado pelos bons ou maus serviços em vida. Somos lembrados por nossas atitudes, pelo nosso caráter. Não quero viver por muito tempo, sinceramente, mas só o suficiente para ser feliz. Muito feliz. De corpo e alma.

Nenhum comentário: