domingo, 6 de novembro de 2011

GRUPOS DO CAMPEONATO GAÚCHO DE 2012

Foram divulgadas, neste sábado, as chaves do Campeonato Gaúcho de 2012. As 16 equipes estão dividias em dois grupos com oito agremiações, cada. No primeiro turno (Taça Piratini), os times de uma chave vão enfrentar os da outra. Já no segundo turno (Taça Farroupilha), a competição fica dentro dos próprios grupos. Nas duas fases, os quatro primeiros de cada chave se qualificam para as quartas de final do corrente. Se um time vencer os dois turnos, já é o campeão do Gauchão de 2012. Confira comigo:

GRUPO 1: Internacional, Juventude, Santa Cruz, São José-POA, Ypiranga, Lajeadense, Canoas e São Luiz.

GRUPO 2: Grêmio, Caxias, Avenida, Cruzeiro-POA, Cerâmica, Veranópolis, Novo Hamburgo e Pelotas.

A primeira rodada será disputada entre os dias 21 e 22 de janeiro.

Grêmio x Lajeadense (será sábado, dia 21, sendo considerado o jogo de abertura);
Cruzeiro x Santa Cruz;
Pelotas x São Luiz;
Cerâmica x Juventude;
Caxias x Ypiranga;
Novo Hamburgo x São José;
Veranópolis x Canoas;
Avenida x Internacional.

Cidades na primeira divisão do Gauchão 2012:

PORTO ALEGRE: Internacional, Cruzeiro, São José e Grêmio.
SANTA CRUZ DO SUL: Avenida e Santa Cruz.
CAXIAS DO SUL: Caxias e Juventude.
GRAVATAÍ: Cerâmica.
CANOAS: Canoas.
NOVO HAMBURGO: Novo Hamburgo.
VERANÓPOLIS: Veranópolis.
PELOTAS: Pelotas.
IJUÍ: São Luiz.
LAJEADO: Lajeadense.
ERECHIM: Ypiranga.

Regiões como a Central, Campanha e Fronteira-Oeste ficaram sem representantes na Série A do Campeonato Gaúcho. E, convenhamos, bem melhor Brasil de Pelotas, Inter-SM, Guarany de Bagé, por exemplo, do que Canoas e Cerâmica na primeira divisão do Gauchão!

O Gre-Nal da primeira fase será no dia 5 de fevereiro, mas seu local de realização ainda não está definido. Se for por aqui mesmo, será no Estádio Olímpico. Porém, há a possibilidade do clássico ser realizado em Boston, nos Estados Unidos. Uma proposta que incluiria R$ 300 mil para cada clube e todas as despesas pagas por lá foi feita, restando os clubes aceitarem. Palmeiras x Corinthians, Atlético-MG x Cruzeiro e Flamengo x Vasco, pelos seus respectivos estaduais, também poderia ser realizado na cidade estadunidense. Enquanto foi realizado em Erechim (Inter 2x1 em 2009 e Inter 1x0 em 2010), tudo bem, mas já levaram que para Rivera em 2011 (Grêmio 2x1, de virada) (que eu saiba, o Campeonato Gaúcho não é disputado no URUGUAI, nem nos ESTADOS UNIDOS), que levem até para o Togo, Filipinas, Indonésia, pro Diabo que o carregue. Avacalharam com o clássico! Por mim, pode ser até em Butiá, ou em Dilermando de Aguiar, até mesmo em Portão, com dois chinelinhos servindo de cidadela na rua Santa Luzia, mas que seja no RIO GRANDE DO SUL! Outro grande clássico, o Ca-Ju, será disputado também no dia 5 de fevereiro, no Estádio Francisco Stedille, o Centenário, para os mais íntimos. Não tive informações sobre outros clássicos, como o Zé-Cruz (São José x Cruzeiro) e o Ave-Cruz (Avenida x Santa Cruz), mas daqui a pouco serão divulgados.

A tabela do certame deverá ser divulgada no site da Federação Gaúcha de Futebol nesta segunda-feira, dia 7.

Nenhum comentário: