sábado, 24 de setembro de 2011

Dando um jeito no jeitinho

Por definição o "jeitinho brasileiro",é uma expressão de fácil entendimento, a malandragem histórica do nosso povo. Malandragem com a qual temos contato desde pequenos e ouvimos constantemente nos meios de comunicação e indiretamente presenciamos nos atos das pessoas. No entanto, a idéia do malandro está associada à esperteza, como se houvesse algo de esperto em dizer "odeio político ladrão, mas se estivesse no poder, também roubaria". O cidadão heroicamente afirma que tem orgulho de ser brasileiro e por isso naturalmente faz uso do jeitinho, mas não percebe que esta "marca nacional" é uma das impulsoras do nosso declínio.
Esses últimos anos foram marcados por corrupção explicita. A dúvida que fica é se vamos ficar parados ou vamos tomar alguma atitude. De fato a currupção não vai acabar ela é inerente ao povo. No mundo, há muitos outros povos que também seguem a mesma linha de conduta individualista que seguimos, todavia, há lugares onde isso é minimizado. Por quais motivos? Talvez porque as leis, a justiça sejam mais eficientes, assim como uma boa consciência coletiva.
É difícil definir porque o jeitinho brasileiro é um fantasma abstrato que nôs rodeia mas traz problemas bem concretos. A diferença entre "jeitinho brasileiro" e o "jeitinho internacional" é que agregamos essa malandragem caracteristica da cultura do Brasil assumindo uma postura diferente e orgulhosa de detonar as pessoas e acabamos prejudicando a nós mesmos. Considerar que só porque diversos políticos roubam ser uma explicação razoável mesmo em coisas menores, é mergulhar de cabeça em um círculo vicioso no qual ninguém quer interfirir, todos querem participar e muitos sofrem com isso.
Ter orgulho do "jeitinho" é sem mais, aceitar a situação presente que adoramos críticar. Sei que roubar milhões é diferente de subornar um policial, mas ambas as situações estão no mesmo patamar ético, partiram de uma ação extremamente egoísta.
A pessoa sabe que o que está fazendo é moralmente incorreto mas perdoa a si mesmo porque também sabe que estará em vantagem. Assim qualquer transgressão é justificada e a pessoa vai vivendo seguindo a Lei de Gerson "o importate é obter vantagem em tudo."

Que Pais É Esse?
Capital Inicial

Nas favelas e no senado
Sujeira prá todo lado
Ninguém respeita
A constituição
Mas todos acreditam
No futuro da nação...

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Na Amazônia
E no Araguaia
e na baixada fluminense
No Mato grosso
Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papeis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão...

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
e vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios um leilão...

Nenhum comentário: