Há um certo tempo, divulguei o ranking das rádios que operam em FM em Porto Alegre e região. A Ipanema FM (94,9 MHz) estava na 14ª posição, atrás de emissoras como a Gaúcha, que repete nos 93,7 MHz o mesmo som dos 600 AM. Pelo jeito, a Ipanema foi para a 20ª posição, pelo escândalo que fez nos últimos dias. Na sexta-feira, explodiu a notícia de que a Ipanema mudaria radicalmente sua programação. Não só as atrações, mas o estilo musical seria alterado. Sairia do seu estilo rock para adotar o pagode e o sertanejo como carros-chefes da programação. Cláudio Cunha fez um discurso efusivo, dizia que não tinha condições emocionais de conduzir seu programa, não leu os comerciais e ficou de bate-boca nos corredores da rádio. Os comunicadores diziam nas redes sociais que o clima estava pesado, que reuniões estavam sendo feitas para discutir os rumos de cada um. Um teatro à parte. Poderia ir para a Rede Globo se quisesse, Cláudio.
Ao saber da notícia da ''troca de gênero'', fiquei extremamente revoltado. Não medi esforços para criticar o ocorrido, era uma injúria, um desrespeito com os âncoras e com o ouvinte da ''Ovelha Negra'', como a Ipanema é conhecida. Mas Thadeu Malta já tinha me falado no Facebook: era jogada de marketing, estratégia para chamar a atenção. Realmente isso aconteceu. Outras emissoras fizeram propostas para os locutores da Ipanema, para continuarem trabalhando com o mesmo estilo musical (ou parecido, pelo menos), pois havia uma ''revolta'' por parte deles, pela ''mudança'' de rumo da rádio.
Só que pior fiquei a partir das 17:00, quando os comunicadores, liderados por Piá, divulgaram as reais mudanças. Deixei de ouvir as coisas que sempre ouço no horário para ver a declaração que cada um daria. Só que fizeram uma baderna! E me decepcionei ainda mais. Era uma falcatrua, um ato espúrio, uma enganação. Não vão passar do rock para o pagode e sertanejo (nesse caso, ainda bem). Alguns ajustes serão feitos, mas nada de radical. Tiraram o site do ar para dar um ''drama'' maior. Por todo o dia, tocou Bruno e Marrone, Angélica, Latino, dentre outros. Me senti um idiota (assim como os que ouvem a Ipanema diariamente), que esperava declarações que tentassem convencer das ''mudanças'', mas foi tudo uma farsa projetada pela agência Dez. Esperava algo histórico, mas fui traído, como foi quem é fã da Ipanema. Eles ficaram pedindo desculpas e dizendo que quem não gostou da brincadeira, não possui senso de humor. Então, 98% do público não possui senso de humor, pois uma esmagadora minoria gostou!
Talvez a Ipanema pense que o público que ouve rádio é trouxa. Talvez a Ipanema se ache no direito de enganar e reclamar de quem foi enganado. Os repetidos pedidos de desculpas da equipe mostram que lá dentro foi sentida a rejeição da ''mudança'' e, pior ainda para eles, da repercussão negativa da declaração de que a rádio não irá mudar, após o alarde que foi feito. Ao se lamentarem, estavam, no fundo, se arrependendo do que fizeram.
Você perdeu a audiência e o respeito de muita gente, Ipanema. Muita gente, mesmo! Pensou em ser esperta e acabou com o rótula de otária. Ovelha Negra otária! O público, que acreditou, é idiota, mas mais ainda é quem fez, que não mediu esforços, tempo e encenações para firmar a falcatrua e nem era 1º de abril para tanto.
Uma pena, Ipanema. Uma pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário