segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

De Parar o Mundo




Todos estamos acompanhando a tragédia na região Serrana do Rio de Janeiro. Milhares de pessoas desabrigadas, perdendo o que conquistaram com anos de trabalho, perdendo o que para mim é mais importante do que qualquer outra coisa, perdendo pessoas, filhos(as), esposas, maridos, mães, pais. Pessoas tentando salvar o que restou de suas coisas, tentando recuperar suas casas, muitas tentativas são em vão porque a água acabou com tudo. Todos acompanhamos também a história da senhora que graças a um rapaz e a Deus se salvou quando ele a puxou por uma corda até sua casa, ela lamentou não poder ter salvo também a vida de um de seus cachorros, mais sinceramente ainda bem que ELA conseguiu se salvar. Mais dai, fica a pergunta no ar: 2012 está chegando mesmo? Será que por qualquer chuva agora vai acontecer desastres, tragédias, porque o homem interfere totalmente no espaço em que vive? Meu professor de geografia dizia que 2012 era bobagem, (não que eu acredite também, mas devido aos fatos que estão acontecendo), ele dizia que essas chuvas são normais nessa época do ano, mas como estamos interferindo todos os dias na natureza claro que um hora ela vai mudar o que contruímos, porque casas não são pra serem construídas em morros sem nivelamento do solo, nem árvores devem ser derrubadas sem necessidade para que sejam contruídos edíficios enormes que basta um segundo de chuva para desmoronar.
As vezes eu não gosto nem de ligar a TV para olhar o jornal, fico triste, me dá um aperto no coração de ver que não é lá na europa ou do outro lado do mundo, é aqui, no Rio de Janeiro - Brasil, não muito longe do que achamos que é. Mais é sempre aquela história de "A isso nunca vai acontecer comigo". Pensamento idiota e que insistimos em ter. Ainda bem que somos um povo que não fica parado, que segue em frente que não desiste. Milhares de cidades já estão se mexendo para arrecadar doações para os desabrigados. Mas como tudo tem sua exceção, eu estava olhando umas notícias sobre essa tragédia e na notícia seguinte estava assim: "Luciana Gimenez ganha relógio de 70 mil dólares do marido". Eu pensei: "Jesus, sabe quantas coisas eu comprava em doações com 70 mil doláres cerca de R$ 118 mil Reais, isso ajudaria e MUITO as pessoas que precisam. Ai vem uns e me dizem: mais o dinheiro é dele ele gasta onde ele quiser. Tudo bem, mais eu não me sentiria bem usando um simples relógio de 180 mil Reais sabendo que ao meu redor, no país que eu vivo tem pessoas que nem o relógio conseguiram salvar para contar história do que tinham. Eu estava olhando esses dias o twitter da Dany Bananinha e ela comentou que a renda das camisas que seriam vendidas com o nome do Ronaldinho no Flamendo poderia ser destinada as pessoas da tragédia (o que seria um bom dinehiro) ela disse: Tanta gente morrendo na tragédia serrana, e muitos se matando pra ver o astro do flamengo Ronaldinho. O Flamengo poderia doar parte da renda das camisas com o nome do Ronaldinho pras vítimas!
Eu achei a ideia Tri. Mas sempre tem os idiotas e um disse assim: "E as pessoas que perderam tudo vão fazer o que com uma camiseta." Sua Anta não é com a camiseta e sim com a renda que elas vão gerar, supostamente seria destinada as pessoas que perderam tudo. Impressionante como as pessoas leêm o que querem e não leêm as coisas importantes.
Bom ai vai o site que tem as informações pra quem quiser ajudar: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4887413-EI17544,00-Veja+como+ajudar+os+desabrigados+com+a+chuva+no+RJ.html

É galera hoje está acontecendo com eles amanhã pode ser com agente, nunca ache que isso é coisa de outro planeta. "Faça pouco, ou faça muito. Apenas Faça."
Ps: A foto acima que representa a confiança, o companheirismo e a maior prova que a amizade entre animais e pessoas existe. Este cachorro está do lado do seu dono(a) que foi vitímas das chuvas. É esse sim é o verdadeiro amigo do homem.

5 comentários:

Fernanda pimentel disse...

A situação do RJ está critica!
precisamos ajudar aqueles que perderam tudo, não só bens materiais. mas sim familiares!
Só assim pra conseguirmos ser pessoas melhores

Bruno Flores disse...

Interessante notar que os desastres estão cada vez mais frequentes, e em vários locais diferentes do mundo, por erro do homem ou das falhas geológicas (como aconteceu com o Haiti). Sem ajuda, seria impossível que as vítimas recuperassem qualquer parte da vida delas de volta. No entanto, ainda que ajudemos, parte da população não se recuperará, tanto financeiramente quanto psicológicamente. Esse desastre foi um choque para qualquer pessoa.

Su disse...

"Não há desconhecidos no mundo, há apenas amigos á espera de serem encontrados"...E MUITAS PESSOAS QUE NECESSITAM DE AJUDA...SINCERAMENTE NÓS AQUI SÓ PODEMOS AJUDAR COM ALGO MATERIAL...solidário ,mas no fundo dos nossos corações fica uma emoção muita forte através de um sentimento e uma palavra esperança.

Unknown disse...

Sobre 2012 na verdade irá acabar o calendário criado a um bom tempo atrás, na real 2012 é a data a qual os astros mudam consideravelmente de posiçao, nao que acabe o mundo mas acaba o mapa astrológico, no caso, ele tem que ser atualizado. E sobre as enxentes, pode ocorrer em qualquer local com condiçoes adversas ou por influencia de outro local desequilibrado. A natureza tem a funçao de equilibrar o ecossistema seja por vento chuva, doenças, etc(por isso os "desastres"; E hj a flora e fauna estao sumindo, e diversas outras condiçoes extremas estao sendo implantadas no ambiente que causarao consequencias graves, como por exemplo, secas severas, nao que tenhamos menos agua que antes, porém nao temos vegetaçao pra segurar a agua no solo daí ela evapora e vai embora. Sem vegetaçao nao temos quebra ventos, nao temos proteçao do solo,nao temos a termorregulacao das florestas e açudes, e ainda, em cidades como RJ onde o asfalto e todas as construçoes humanas ajudam na impermeabilizaçao do solo, pra onde será agua vai ir? vai acumular... E nos morros que nao tem mais raízes? a agua vai levar o solo e tudo que tiver no caminho, o que até pode ocorrer naturalemnte na natureza mas nunca em mega escala. Tudo é interligado e tende ao equilíbrio só temos que evitar açoes muito radicais...

Sandra Regina Flores disse...

É realmente muito triste a situação das pessoas que moram nesta região do Rio de Janeiro.Mas mais triste ainda é saber que tudo isto esteja acontecendo por causa de atitudes impensadas de pessoas que estão destruindo tudo ao seu redor em nome de um falso progresso.Construindo em áreas impróprias, nem sempre por não terem para onde ir. Até quando as pessoas irão ignorar o fato de que a natureza não perdoa atitudes erradas?