segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DILMA JÁ TEM HORA MARCADA PARA ASSUMIR O PAÍS

Sábado , 1° de janeiro de 2011. A partir das 14:30 deste dia o Brasil terá , pela primeira vez , uma mulher na Presidência. Neste horário, Dilma Rousseff (presidente) e Michel Temer (vice-presidente) assumirão a chefia da República Federativa do Brasil. Às 14:00 , Dilma sairá da Catedral de Brasília para o Legislativo no tradicional Rolls Royce presidencial . Caso a chuva presencie a posse , o percurso será feito em carro fechado. Esse horário foi escolhido para que os governadores eleitos tomem posse pela manhã e acompanhem a transição presidencial na parte da tarde. Cerca de 1 700 convidados deverão estar na cerimônia no Congresso Nacional. Dilma e Temer farão o juramento à nação , de "manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Familiares , amigos , autoridades nacionais e estrangeiras marcarão presença. Após , Dilma fará seu primeiro discurso como presidente (ou presidenta , como preferir). Logo adiante , aproximadamente às 16:30 , mais uma vez ela entrará no Rolls Royce conversível  , agora na direção do Palácio do Planalto. Na rampa estará à sua espera Luís Inácio Lula da Silva , para lhe transferir a faixa presidencial. Ela deverá receber os cumprimentos das autoridades presentes , como os chefes de Estado.

Dilma fará novo discurso por volta das 17:00 no parlatório , de frente para a Praça dos Três Poderes , logo depois empossando os ministros de seu mandato. Dilma Rousseff ainda ofertará um coquetel no Palácio do Itamaraty para autoridades de dentro e fora do país.

Dilma e Temer tomarão posse no dia 1° de janeiro , mas serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 17 de dezembro , às 17:00.  A data marca o fim do período eleitoral e é a última para a entrega do documento a candidatos eleitos aos cargos de senador, governador, deputado federal e deputado estadual e distrital. Cada Tribunal Regional Eleitoral têm a responsabilidade de diplomar os candidatos ali eleitos.

Nenhum comentário: