segunda-feira, 3 de maio de 2010

GAUCHÃO 2010 É DO GRÊMIO!

Saíram diversos campeões estaduais neste domingo , inclusive aqui no Rio Grande do Sul. Mais uma vez , em ano de Copa do Mundo (como em 2006) , dois Gre-Nais decidiram a competição , novamente o Grêmio se saindo melhor. Um título muito merecido , claro , por toda a tradição , toda a hegemonia que o clube possui no Estado , que agora é 36 vezes campeão gaúcho , sem levar em conta os títulos da América , do Brasil , do Mundial , entre outros que o clube detém , sendo eles oficiais ou não. Em boa parte do Campeonato Gaúcho , o time gremista foi superior aos rivais , mostrando disposição em retomar a rotina de vitórias em sua região. Um exemplo disso foi a Taça Fábio Koff , quando venceu TODOS os jogos da primeira fase. É bem verdade que nas quartas-de-final parou no Pelotas , em casa , mas o final do certame em si , como sabem , foi diferente. No total , 21 jogos , com 16 vitórias , três derrotas (apesar de poucas , não foi o que menos perdeu. O Caxias perdeu só um jogo , justamente para o Grêmio , na segunda partida de ambos na Taça Fernando Carvalho , 2x1 Grêmio no Olímpico) e dois empates. Só não fez gols no Gre-Nal de Erechim e no Gre-Nal do Olímpico , ontem , sendo os dois vencidos , obviamente , pelo Internacional , por 1x0.


No jogo de ontem , não vamos mentir , o Grêmio era favoritíssimo , tanto pelos 2x0 aplicados no primeiro jogo no José Pinheiro Borda (Beira Rio) , pela importante vitória frente ao Fluminense , no Maracanã , pela Copa do Brasil na última quinta-feira e pela paulada que o Inter levou quarta-feira , levando 3x1 do Banfield e complicando lindamente sua situação na Libertadores da América. Por mais ferrado que estivesse , o Internacional tentou esboçar uma pressão , tanto que fez um gol cedo , com Giuliano , mas foi só isso. O Grêmio explicitamente jogou com o regulamento , com a diferença de dois gols que o favorecia inicialmente , principalmente após o gol colorado , já que se o Inter abrisse 2x0 e assim ficasse , teríamos pênaltis. O destaque do jogo , ao meu ver , foi Abbondanzieri , que finalmente fez boa atuação , salvando o time rubro de levar gols que naquele determinado momento seriam fatais. Mas sua boa partida foi num momento tardio para o Inter , que da metade do segundo tempo em diante já não tinha forças pra lutar. Quer dizer , o Taison tinha pra dar porrada. É certo que é normal a pessoa estar estressada pelo resultado não ser ao seu favor e não obter êxito numa reação , mas o pontapé , não. O Jonas foi malandro também , se atirou como se tivesse quebrado a perna. A maneira de como o Taison tentou impedir a jogada tricolor foi tão abrupta , que nem o pontapé soube acertar , mas , repito , em função da queda do Jonas , o árbitro Leandro Vuaden não pensou meia vez e sacou o cartão vermelho. A expulsão dele não fez diferença , o jogo já estava no fim e a festa gremista era certa , absoluta , apesar de tudo não ter saído como o planejando , sendo que o Inter , de certa maneira , ''carimbou'' as faixas gremistas com sua vitória.

A festa se deu de maneira sensata , calma , respeitosa. Só o fato a lamentar é o Hugo carregando aquele ''caixão'' com as cores do Internacional. Aquilo faz parte da TORCIDA , que sempre seguirá com o Grêmio aonde estiver. Já o Hugo , mais ou menos dias , vai embora do Grêmio , tendo ganho um monte de dinheiro e só. O Grêmio é só mais um clube na vida dele e na emoção de um título tomou aquela atitude. Que ele tenha a consciência do que fez , do significado de sua atitude e que , principalmente , tome cuidado ao andar por aí, já que o torcedor colorado não vai esquecer tão cedo do que ele fez. A sociedade hoje em dia não tolera certas brincadeiras , sendo essa uma delas. Capaz de um colorado mais exaltado encontrá-lo e a história não terminar em um simples caixãozinho de papelão...


SAUDAÇÕES , GRÊMIO , LEGÍTIMO CAMPEÃO GAÚCHO DE 2010!

Nenhum comentário: