sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

2009 , O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA NO HEMISFÉRIO SUL...

Segundos nossos camaradas da NASA (a agência espacial norte-americana) , 2009 foi o segundo ano mais quente da história e foram os 365 dias com maior índice de calor do Hemisfério Sul. O ano passado perde por apenas uma fração de grau mais frio para o ano de 2005. As análises começaram em 1880 , quando foram criados equipamentos capazes de controlar a temperatura com certa exatidão.A média de temperatura em 2009 foi 0,4 graus mais quente que o até então ano mais quente que se tinha registro no Hemisfério Sul.Em 2005 a temperatura foi 0,7 graus mais alta.Segundo informações , 2008 foi o ano mais frio da década , em função do forte efeito do La Niña , que é o esfriamento das águas do Oceano Pacífico.

A tendência é de que a cada década , pelos próximos 30 anos, as médias de temperatura fiquem elevadas em 0,2 graus. As afirmações são embasadas em pesquisas de mais de mil estações meteorológicas em todo o planeta , observações de satélite sobre as temperaturas das superfícies dos mares e medições de estações de pesquisa na Antártida. Desde 1880 , supõe-se que a temperatura tenha aumentado em 0,8 graus , sendo que na última década aumentou 0,2 graus. Segundo cientistas do GISS , o aumento de temperatura da Terra se deve ao crescimento dos gases causadores do efeito estufa (gás carbônico , por exemplo) , na atmosfera.O instituto informa também que variações na radiação solar, alterações na temperatura do mar dos trópicos e fenômenos como El Niño e La Niña também afetam a temperatura da Terra.

Muita gente tá nem aí pra essas informações. Acham que é brincadeira , bobagem , mentira , tempo perdido. Mas é fato que as temperaturas estão mais altas , que o SOL está mais quente do que nunca , que as tempestades estão mais fortes e mais frequentes e também que as pessoas estão reclamando mais do clima.O aquecimento global , queira ou não queira , está em plena atividade. Pouca gente se conscientizou e/ou se conscientiza , a maioria conta com a sorte. A Natureza está furiosa , dando a sua resposta.E não foi por falta de aviso!

Nenhum comentário: