domingo, 18 de outubro de 2009

NÃO DEU PRO RUBINHO...

Saiu o campeão mundial de Fórmula 1 desse ano e de novo no Grande Prêmio do Brasil. O inglês Jenson Button , o favorito , não venceu a corrida , esteve longe disso , mas conseguiu os pontos suficientes para comemorar sua primeira conquista na categoria mais importante do automobilismo mundial.Chegou em quinto lugar , conquistando quatro pontos.Rubens Barrichello , seu adversário direto e colega de equipe (a Brawn GP) largou em prmeiro mas por problemas durante a prova chegou somente em oitavo , conseguindo só um ponto.Quem venceu a etapa foi Mark Webber. É o 31º homem a conquistar o campeonato mundial de F1. No primeiro semestre , ele venceu seis das primeiras sete corridas (Austrália , Malásia , Bahrein , Espanha , Mônaco e Turquia , chegando em 3º na China). No resto da temporada ele não venceu , só administrou sua vantagem , mas não deixando de pontuar. Só abandonou uma vez , no Grande Prêmio da Do ano passado pra cá , o contraste foi enorme na vida de Button. Ano passado , por exemplo , terminou o campeonato na 18ª colocação! O mais perto que ele havia chegado do título até agora foi em 2004 , quando ficou em terceiro.Nesse ano , quem venceu foi Michael Schumacher.Com os cinco pontos (quatro de Button e um de Barrichello) , a Brawn GP se sagrou a campeã de construtores de 2009.

Jenson Alexander Lyons Button nasceu na cidade de Frome (ING) , em 19 de janeiro de 1980. Seu pai , John Button , foi piloto de rallycross.Iniciou sua carreira na Fórmula 1 no ano 2000 , competindo pela BMW Willians , alcançando o oitavo lugar. Migrou para a Benetton em 2001 , ficando na 17ª posição no geral.Com a venda da Benetton , a equipe passou a se chamar Renault F1 Team em 2002 , e Button seguiu lá , ficando na sétima posição ao final da temporada.Entre 2003 e 2008 ficou na Honda (sendo que entre 2003 e 2005 o nome dado era BAR Honda).Button é considerado pelos profissionais de construtores , imprensa e por quem acompanha no geral a Fórmula 1 , um dos pilotos mais simpáticos. Tem 170 GP's disputados , com sete vitórias (uma em 2006 e seis em 2009) , 317 pontos , 23 pódios e 7 pole positions.

Para este Grande Prêmio do Brasil , Rubens Barrichello era o grande favorito , por ser o pole position e por correr no seu país. Mas com os pit stops , o furo de um pneu e a grande concorrência , Rubinho acabou na oitava posição , com um ponto e acabando com 72 no total. Seus adversários ao título ficaram na sua frente. Jenson Button ficou com o título chegando em quinto , fazendo quatro pontos e ficando com 89 e Sebastian Vettel chegou em quarto , fazendo cinco pontos e alcançando 74 no total.Rubinho pode tirar essa diferença e ficar em segundo , pois ainda há uma corrida , nos Emirados Árabes Unidos , na cidade de Abu Dhabi , daqui a duas semanas. Pode ser o terceiro vice-campeonato de Rubens Barrichello. Rubinho é considerado por muitos um piloto ruim , lento. Mas eu creio que um piloto que busca o título , tem experiência e passa pelas críticas (injustas , na maioria das vezes) , é sim um bom piloto , de bom caráter , vencedor , mesmo que os títulos em si não se concretizem. Ele foi considerado lixo pela Ferrari , ao ser segundo piloto por muito tempo , com a equipe claramente só querendo saber de Michael Schumacher , campeão nas pistas , mas fora delas não é flor que se cheire. Na Brawn GP ele também não é o principal , mas é mais respeitado , disputa em equidade com seu colega de equipe , hoje campeão mundial de Fórmula 1 , além de se sentir bem e ser bem tratado por todos ali. Quem sabe em 2010 ele consiga...

Nenhum comentário: