domingo, 12 de abril de 2009

ARTE CONTEMPORÂNEA

Vamos falar um pouco de arte!

Quem examinar com atenção a arte dos dias atuais será confrontado com uma desconcertante profusão de estilos,formas,práticas e programas.De início,parece que quanto mais olhamos,menos certeza podemos ter quanto aquilo que afinal,permite que as obras sejam qualificadas como ''arte'',pelo menos do ponto de vista tradicional.Por um lado,não parece haver mais nenhum material particular que desfrute do privilégio de ser imediatamente reconchecível como material da arte : A ARTE RECENTE TEM UTILIZADO NÃO APENAS TINTA,METAL E PEDRA,MAS TAMBÉM AR,LUZ,SOM,PALAVRAS,PESSOAS,COMIDA e muitas outras coisas.Hoje existem poucas técnicas e métodos de trabalho,se é que existem,que podem garantir ao objeto acabdo a sua aceitação como arte.Inversamente,parece com freqüência,que pouco se pode fazer para impedir que mesmo o resultado das atividades mais mundanas seja erroneamente compreendida como arte.Embora a pintura possa continuar sendo importante para muitos,ao lado dos artistas tradicionais,há aquelas que utilizam fotografias e vídeo,e outros que se engajam em atividades tão variadas como CAMINHADAS,APERTO DE MÃO OU CULTIVO DE PLANTAS.Em 1961,no início de uma década em que todas as idéias anteriores sobre a arte seriam postas à prova,o filósofo THEODOR ADORNO iniciava sua teoriaestética com a seguinte afirmação : ''HOJE ACEITAMOS SEM DISCUSSÃO QUE,EM ARTE,NADA PODE SER ENTENDIDO SEM DISCUTIR E,MUITO MENOS SEM PENSAR''. Até a foto de como a arte constituía um desafio ao equilíbrio social estabelecido foi colocado em questão.Era justamente o que se queria dizer quando se descrevia algo como moderno ou vanguardista que começava a mudar.A riqueza e a diversidade da prática artística contemporânea,no entanto,não são sintomáticas de um estado de coisas caóticas;certos temas principais revelam-se por meio de um estado de coisas caóticas;certos temas principais revelam-se por meio de um estudo da arte dos últimos quarenta anos.Em especial,os artistas reexaminaram alguns dos gestos da vanguarda modernista realizados anteriormente,reinterpretando-os e desenvolvendo-os.O que se segue é uma tentativa de descrição parcial das profundas udanças que ocorreram na arte da Europa e dos Estados Unidos do início da POP ART em diante.Uma apreciação renovada da relação entre arte e vida cotidiana põe em conexão as oras aparentemente muito diversas associadas ao POP e ao MINIMALISMO.A investigação dos interesses comuns por trás dessas duas tendências proporciona um entendimento do amplo espectro da realização pós minimalista,que inclui o CONCEITUALISMO,a LAND ART,a PERFORMANCE e a BODY ART e os começos da INSTALAÇÃO.Toda esta obra dos anos 60 desafiou a narrativa modernista da história da arte.Uma conseqüência desse desafio foi o reconhecimento de que o significado de uma obra de arte não estava necessariamente contido nela,mas as vezes emergia do contexto que ela existia.Tal contexto era tanto social e poítico,quanto formal,e as questôes sobre política e identidade,tanto culturais quanto pessoais,viriam a se tornar básicas para boa parte da arte dos anos 70.O fator principal foi o impacto da teoria feminista,de permanente significado.Teorias psicanalíticas , filosóficas e outras teorias culturais foram se tornando cada vez mais importantes no final da década de 70 para a formulação de um pós-modernismo crítico.

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