domingo, 21 de agosto de 2016

VITÓRIAS CHEGAM COM LÁGRIMAS

“…Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas, eis que te curarei…” (2 Reis 20:5)
As lágrimas representam a mais pura expressão do que se sente em um determinado momento. Dor, tristeza, raiva, felicidade ou emoção. Quando se chora, significa dizer que toda a carga que está dentro da gente excedeu nossa capacidade, por isso é necessário esse transbordamento. Pode ser por aguentarmos por algum tempo determinadas situações ou pode vir com um acontecimento repentino (uma morte prematura, um pedido de casamento, a confirmação de uma gravidez ou uma grave doença que instalou-se, por exemplo).
Deus sempre nos pede sinceridade. Sim, sim. Não, não. Quando vamos orar e sofremos – ou nos alegramos – com situações acima descritas, podemos falar, dizer, expressar, verbalizar um livro inteiro, porém a literal descrição do que sentimos na ocasião só chega com o choro. Não é à toa que nascemos às lágrimas (na verdade, só gritando, pois as glândulas lacrimais só ficam prontas com o bebê tendo de três semanas a um pouco mais de um mês de vida). Saímos de um local protegido, seguro, confortável para um mundo desconhecido, sem defesa alguma.
Não é necessário falar nada. A água que salta de nossos olhos responde milhares de perguntas e faz milhares de pedidos. Tem gente os que travam até às últimas consequências suas expressões e quase não choram por nada (às vezes, choram no banho, mas é certo que vão negar e dizer que é água do chuveiro). Tem outros que choram até com implantação de semáforo.
Espiritualmente, com lágrimas sinceras semeamos a felicidade futura. Lágrimas SINCERAS. Não com aquele choro forçado, digno de uma vaga em um filme ou novela. Deus não se comove e não acha bonitinho, pois ele pede racionalidade. Assim como água e óleo não se misturam, a fé inteligente não se funde com a emoção. Passamos por perseguições, guerras, mentiras, fofocas, perdas, desertos justamente para provar nossa fé. Se o próprio Senhor Jesus foi provado e tentado, como não seríamos? Quem passa por isso e vence a si e seu coração, vence doenças, vence problemas nas outras áreas, vence o inferno, vence a morte, vence em tudo.
Com ou sem vontade de chorar, devemos sempre nos manter firmes, convictos da nossa fé, para que venhamos a colher o que plantamos e regamos com nosso caráter, inclusive com lágrimas.
Deus abençoe.