sábado, 30 de março de 2013

FELICIDADE...


Nada faz tanto barulho quanto a solidão. Não falo da solidão física, mas espiritual, da mente, da alma. Nada é tão gritante quanto estar ‘’sozinho na multidão’’. Dói o cerne, o coração. Machuca tanto quanto ou mais que um tapa, um soco, um tiro. É sofrível, mesmo em meio a tanta gente, tantas histórias, tantas culturas, sentir um vazio que é, ao mesmo tempo, estranho e conhecido. Um sentimento de impotência, um desejo, uma meta não cumprida. Uma vontade insana de fazer o bem, de preencher a alma com tudo aquilo que sempre desejamos para as pessoas mais queridas: paz, saúde, amor, alegria, prosperidade. Desejar o simples, mas o que é mais importante.
Ser rico, realmente, é ter corpo e alma repletos das suas vontades, dos seus sonhos realizados. Não adianta nada ser milionário, ter todos os bens materiais possíveis se o amor não está presente. O dinheiro, às vezes, facilita, mas o amor faz com que possamos sonhar acordado, respirar fundo, nos perdermos admiravelmente no tempo. É o combustível para que sejamos mais receptivos, mas sapientes, pacientes, humanos de verdade. Tem horas que só o amor, se não cura, ameniza o choro, a dor, a saudade. Tem horas que me vejo mais pobre que um mendigo, e não é nenhuma metáfora. Já vi vários mendigos felizes, trabalhando dia após dia, movidos pela paixão que têm pelas suas famílias, esposas, filhos, para, dentro do que é possível nas suas condições, oferecê-los o melhor. Às vezes, esse melhor pode ser uma caixa de leite, um pão, um prato de comida, que pode ser pouco para nós, mas é a gratificação pela luta amorosa e penosa, claro, de cada dia.
Imagine que você, apesar de conviver com um monte de gente, chega em casa todos os dias, abre a porta da sua casa/apartamento, e encontra um imenso e tenebroso NADA. Sem crianças correndo ao seu redor, sem alguém para perguntar-lhe como foi o seu dia, contar as novidades, dizer que te quer para sempre, convidar para sair, brincar, distrair, amar. Imagine sentir uma angústia no peito, que te sufoca paulatinamente, e você não tem ninguém para contar. Ninguém para poder dividir, abraçar, conversar. Imagine olhar para um monte de gente, mas não confiar em ninguém. Imagine amar e não ter resposta. Imagine planejar e dar tudo errado, a vida toda. Imagine que você tenha vontade de chorar, por todo o sofrimento, por tudo não dar certo. Eu recomendo: chore. Muito. Soluce, faça o que for necessário. Chorar é um ato de desapego do que é ruim um desafogo, um desabafo. Chorar faz com que o corpo fique mais confortável, menos ansiado, e faz a alma ficar mais calma, em paz, tranquila, leve.
Não viva para a profissão. Podemos viajar, conhecer locais, pessoas diferentes, estar em grandes eventos, em cidades bacanas, mas não é tudo. Não viva para ter um salário. Quanto mais alto o salto, pior é o tombo. Viver por dinheiro é viver em competição. Não sou nenhum competidor, mas sou um ser humano, racional, que necessito do dinheiro para as coisas materiais, mas em nenhum momento me chama a atenção pela ‘’grandiosidade’’. Status, diplomas, falar outros idiomas, ter dinheiro para dar e vender não faz com que uma pessoa seja melhor do que as outras. Não traia, não minta, não crie expectativas, principalmente nos corações manchados pelo passado, nas almas sofridas por tanto desejarem alguém, mas não são correspondidos. Não dê esperanças se não for concretizar o sonho do amor recíproco. Não faça com que a solidão existencial torne-se um mal para a sociedade. Sinceramente, eu acredito ‘’no lugar certo, na hora certa’’. Acredito no ‘’amor pra toda vida’’, que ‘’os caminhos se cruzam’’. Nós temos hora marcada na vida. Temos tempo para nascer, crescer, reproduzir e morrer, na sua devida proporção. Confesso que o meu maior sonho não é estar em Copas do Mundo, Olimpíadas, Eleições, mas ter uma família harmoniosa, unida, alegre. Tenho um desejo imenso de ser pai, de ensinar, criar, cuidar, proteger, trocar fralda, dar mamadeira, acalmar. Passear pelo mundo sem compromisso, dividir cada momento precioso com as partes e razões mais importantes da sua vida, estar ali para todas as horas.
Não deixe que o seu tempo se esgote com arrogância, soberba. Da vida, não levamos NADA. Não deixe que a solidão seja a sua companheira e a companhia de muita gente. Não levamos casa, carro, dinheiro, nada físico. Nossa alma vai para o seu devido lugar com o corpo sendo lembrado pelos bons ou maus serviços em vida. Somos lembrados por nossas atitudes, pelo nosso caráter. Não quero viver por muito tempo, sinceramente, mas só o suficiente para ser feliz. Muito feliz. De corpo e alma.

MÚSICA DO DIA:

O trio Lady Antebellum, formado por Hillary Scott, Charles Kelley e Dave Haywood, é que entoa a canção deste sábado. Surgido em 2006, o nome da banda apareceu depois de fazerem fotos de casas de fazendeiros no Sul dos Estados Unidos. O estilo arquitetônico era o ''antebellum''. O sugestivo nome fez um dos integrantes dar a ideia de assim titular a banda, e assim foi feito. A música a ser sugerida, hoje, é a mais famosa do grupo, sendo lançada em agosto de 2009, e faz parte do segundo álbum da banda, que foi lançado em janeiro de 2010. Foi composta pelos três integrantes da banda e Josh Kear. Ela é uma alusão à vida solitária, da perda de um amor, o desejo de tê-lo em seus braços. Com vocês, Need You Now!




Picture perfect memories,
Scattered all around the floor
Reaching for the phone 'cause,
I can't fight it anymore
And I wonder if I ever cross your mind
For me it happens all the time

It's a quarter after one,
I'm all alone and I need you now
Said I wouldn't call
but I lost all control and I need you now
And I don't know how I can do without,
I just need you now

Another shot of whiskey,
can't stop looking at the door
Wishing you'd come sweeping
in the way you did before
And I wonder if I ever cross your mind
For me it happens all the time

It's a quarter after one,
I'm a little drunk,
And I need you now
Said I wouldn't call
but I lost all control and I need you now
And I don't know how I can do without,
I just need you now

oh ohhh...

Guess I'd rather hurt than feel nothing at all
It's a quarter after one,
I'm all alone and I need you now
And I said I wouldn't call
but I'm a little drunk and I need you now
And I don't know how I can do without,
I just need you now
I just need you now
Oh baby I need you now...


PRECISO DE VOCÊ AGORA (Tradução de título e letra)



Memórias perfeitas
Espalhadas por todo o chão
Alcançando o telefone porque
Eu não consigo lutar mais
E eu me pergunto se eu já passei pela sua mente
Comigo acontece o tempo todo

São 1:15 da manhã
Estou completamente só e preciso de você agora
Disse que eu não ligaria
Mas perdi todo o controle e preciso de você agora
E não sei como sobreviver
Só preciso de você agora

Outra dose de uísque
Não consigo parar de olhar para a porta
Desejando que você entrasse arrebentando
Da maneira que fazia antes
E eu me pergunto se eu já passei pela sua mente
Para mim isso acontece o tempo todo

São 1:15 da manhã
Estou um pouco bêbado
E eu preciso de você agora
Disse que não ia ligar
Mas perdi todo o controle e preciso de você agora
E não sei como sobreviver
Eu só preciso de você agora

oh ohhh...


(Retirado de http://www.vagalume.com.br) 

terça-feira, 26 de março de 2013

MÚSICA DO DIA:

A música desta terça-feira é uma das mais especiais da minha vida. Simples, com ótimo ritmo, uma letra comovente, e total apelo afetivo. Foi a primeira música que eu ensinei para a minha afilhada quando ela tinha dois anos (ela já está com seis). Cantava não só simplesmente para ensiná-la uma canção, mas para mostrar que aquele ali era só o início de uma caminhada, e que estaria (estou e sempre estarei) ao seu lado. A música foi lançada em 2007, no álbum Sete, o último da Cidadão Quem, com letra do seu intérprete, Duca Leindecker. Duca, na composição, faz uma homenagem ao seu filho Guilherme, fruto do relacionamento com a atriz Ingra Liberato. Hoje, o cantor namora a deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B gaúcho).

Dedico esta canção a todos os meus queridos amigos (poucos, mas verdadeiros) que me aguentam todas as horas, me dão motivos para sorrir, para não desistir. Me dão motivos para me emocionar, e fazer com que cada dia seja um aprendizado. Através desta letra, deixo o meu recado de que, enquanto eu viver (até amanhã, mais cinco, dez, 40, 100 anos), poderão contar comigo, seja na mesma cidade ou do outro lado do mundo. Não somos alguém sem alguém, por mais orgulhosos que sejamos e difícil que seja a caminhada. É uma espécie de casamento, até que a morte nos separe. Ou nem assim...

Com vocês, O Amanhã Colorido!



Olha a luz que brilha de manhã
Saiba quanto tempo estive aqui
Esperando pra te ver sorrir
Pra poder seguir

Lembre que hoje vai ter pôr do Sol
Esqueça o que falei sobre sair
Corra muito além da escuridão
E corra, corra!

Não desista de quem desistiu
Do amor que move tudo aqui
Jogue bola, cante uma canção
Aperte a minha mão

Quebre o tédio, descubra um ideal
Saiba que é preciso amar você
Não esqueça que estarei aqui
E corra, corra!

Azul, vermelho
Pelo espelho
A vida vai passar
E o tempo está no pensamento

Olha a luz que brilha de manhã
Saiba quanto tempo estive aqui
Esperando pra te ver sorrir
Pra poder seguir

Lembre que hoje vai ter pôr do Sol
Esqueça o que falei sobre sair
Corra muito além da escuridão
E corra, corra!

Azul, vermelho
Pelo espelho
A vida vai passar
E o tempo está no pensamento


(Retirado do Vagalume)

domingo, 24 de março de 2013

FRASE DO DIA:

"O maior erro do ser humano é tentar tirar da cabeça aquilo que não sai do coração." (AD)



(Nesta segunda-feira, 16:30, narro na Rádio Estação Web mais um amistoso da Seleção: Brasil x Rússia, no Stamford Bridge, em Londres. Para quem perdeu a dica que dei no intervalo e no final do jogo de quinta, vale a pena conferir!)

sábado, 23 de março de 2013

MÚSICA DO DIA:

A música de hoje foi composta em 2010 por Sandy Wilhelm, Tor Erik Hermansen, Ester Dean, Mikkel Eriksen, além da participação da própria cantora, Katy Perry. Chegou ao primeiro lugar em diversas listas, inclusive na Billboard, a mais conhecida do mundo. Em entrevista à BBC Radio 1, da rede britânica BBC, Katy declarou que a música foi inspirada em trechos do livro On The Road, de Jack Kerouac. A cantora declarou que acredita muito no poder das pessoas, por mais que achem que pode ser uma faísca, mas podendo ser fogos de artifício, tendo teor motivacional. A canção está incluída no segundo álbum dela, Teenage Dream. Com vocês, Firework!





Do you ever feel
Like a plastic bag
Drifting through the wind
Wanting to start again

Do you ever feel
Feel so paper thin
Like a house of cards
One blow from caving in

Do you ever feel
Already buried deep
Six feet under screams
But no one seems to hear a thing

Do you know that there's
Still a chance for you
Cause there's a spark in you

You just gotta
Ignite the light
And let it shine
Just own the night
Like the 4th of July

Cause baby you're a firework
Come on show 'em what you're worth
Make 'em go "Ah, ah, ah!"
As you shoot across the sky "Ah, ah!"

Baby you're a firework
Come on let your colors burst
Make 'em go "Ah, ah, ah!"
You're gonna leave them all in "awe, awe, awe"

You don't have to feel
Like a wasted space
You're original
Cannot be replaced
If you only knew
What the future holds
After a hurricane
Comes a rainbow

Maybe a reason why
All the doors are closed
So you could open one that leads
You to the perfect road
Like a lightning bolt
Your heart will glow
And when it's time, you'll know

You just gotta
Ignite the light
And let it shine
Just own the night
Like the 4th of July

Cause baby you're a firework
Come on show 'em what you're worth
Make 'em go "Ah, ah, ah!"
As you shoot across the sky "Ah, ah!"

Baby you're a firework
Come on let your colors burst
Make 'em go "Ah, ah, ah!"
You're gonna leave them all in "awe, awe, awe"

Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon
It's always been inside of you, you, you
And now it's time to let it through

Cause baby you're a firework
Come on show 'em what you're worth
Make 'em go "Ah, ah, ah!"
As you shoot across the sky "Ah, ah!"

Baby you're a firework
Come on let your colors burst
Make 'em go "Ah, ah, ah!"
You're gonna leave them all in "awe, awe, awe"

Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon
Boom, boom, boom
Even brighter than the moon, moon, moon

Fogo de Artifício (tradução do título e da letra)

Você já se sentiu
Como um saco plástico
Flutuando pelo vento
Querendo começar de novo

Você já se sentiu
Como um papel bem fino
Como um castelo de cartas
A um sopro de desmoronar

Você já se sentiu
Como se estivesse enterrado bem fundo
Gritando a sete palmos
Mas ninguém parece ouvir nada

Você sabe que ainda
Há uma chance para você
Porque há uma faísca em você

Você só tem
Que acendê-la
E deixá-la brilhar
Domine a noite
Como no dia da Independência

Porque, baby, você é um fogo de artifício
Vá em frente, mostre o que você vale
Faça-os sair "Ah, ah, ah!"
Enquanto você é atirado pelo céu "Ah, ah!"

Baby, você é um fogo de artifício
Vamos, deixe suas cores explodirem
Faça-os sair "Ah, ah, ah!"
Você vai deixá-los surpresos

Você não tem que se sentir
Como um desperdício de espaço
Você é original
Não pode ser substituído
Se você soubesse
O que o futuro guarda
Depois de um furacão
Vem um arco-íris

Talvez a razão pela qual
Todas as portas estejam fechadas
É que você possa abrir uma que te leve
Para a estrada perfeita
Como um relâmpago
Seu coração vai brilhar
E quando for a hora, você saberá

Você só tem que
Acender a luz
E deixá-la brilhar
Domine a noite
Como o dia da independência

Porque baby, você é um fogo de artifício
Vá em frente, mostre o que você vale
Faça-os sair "Ah, ah, ah!"
Enquanto você é atirado pelo céu "Ah, ah!"

Baby, você é um fogo de artifício
Vamos, deixe suas cores explodirem
Faça-os fazer "Ah, ah, ah!"
Você vai deixá-los surpresos

Boom, boom, boom
Mais brilhante que a lua, lua, lua
Sempre esteve dentro de você, você, você
E agora é hora de deixá-lo sair

Porque baby, você é um fogo de artifício
Vá em frente, mostre o que você vale
Faça-os sair "Ah, ah, ah!"
Enquanto você é atirado pelo céu "Ah, ah!"

Baby, você é um fogo de artifício
Vamos, deixe suas cores explodirem
Faça-os sair "Ah, ah, ah!"
Você vai deixá-los surpresos

Boom, boom, boom
Mais brilhante que a lua, lua, lua
Boom, boom, boom
Mais brilhante que a lua, lua, lua

(Retirado de http://letras.mus.br) 

FRASE DO DIA:

"A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente." (Soren Kierkergaard)

sexta-feira, 22 de março de 2013

FRASE DO DIA:

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mário Quintana)

quinta-feira, 21 de março de 2013

FRASE DO DIA:

"Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi: 'feliz'. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida." (John Lennon)

quarta-feira, 20 de março de 2013

PALAVRAS DIFÍCEIS , MAS DE FÁCIL SIGNIFICADO

Vamos para mais uma seleção de palavras não tão usadas, mas de fácil entendimento.

ENTREMEAR - estar ou pôr-se, colocar entre objetos ou pessoas.

IMBUIR - imergir, convencer, penetrar, implantar.

MORIGERAR - moderar atos, costumes. Instruir, educar moralmente.

MORMENTE - principalmente, sobretudo.

MOROSO - lento, devagar, demorado.

PERECEDOURO - que não dura para sempre.

PUIR - desgastar por muito usar.

PREÂMBULO - introdução, ideia inicial.

CONFUTAR - reprimir, rebater.

CHUÉ - sem classe, deselegante, ruim.

PEJAR - ocupar espaço, sobrecarregar, lotar. Ficar com vergonha. Atrapalhar-se. Tornar-se grávida.

TUGÚRIO - cabana, abrigo, refúgio.

TRUÍSMO - verdade banal, evidente, irrefutável.

REFREGA - luta, combate.

REFREAR - dominar, vencer. Privar-se, conter-se, moderar-se.

VICISSITUDE - sucessão de coisas, variação, transformação. Contingência, eventualidade.

DEBELAR - destruir, combater. Dominar, vencer.

ÁLACRE - feliz, esperto, alegre.

GUISA - jeito, maneira, modo.

domingo, 17 de março de 2013

FIM DE LINHA PARA O CANOAS VÔLEI NA TEMPORADA 2012/2013

O Rio Grande do Sul, infelizmente, está fora das semifinais da Superliga Masculina de Vôlei na temporada 2012/2013. O Móveis Kappesberg/Canoas perdeu o terceiro jogo das quartas-de-final para o SESI/SP, e foi eliminado da competição. O placar foi de três sets a zero para os paulistas: 25/23, 26/24 e 25/21. O Canoas chegou a vencer o primeiro jogo da série, em São Paulo, no dia 9, mas perdeu em casa a segunda partida (os dois jogos terminaram em três sets a dois), contestando muito a arbitragem, e com a derrota deste sábado, sai da competição.

O Canoas recolocou em evidência o vôlei gaúcho no cenário nacional. O estado não disputava a Superliga desde a temporada 2010/2011, quando a SOGIPA, de Porto Alegre, foi o representante gaúcho na competição. Começou com o nome de APAV/Canoas (APAV: Associação dos Pais e Amigos do Vôlei), logo após recebendo o apoio-master da Móveis Kappesberg, que passou a dar nome ao time, que conta com Paulão, campeão olímpico na Olimpíada de Barcelona, em 1992, como treinador, e nomes como o de Gustavo, que estava na equipe que foi medalha de ouro em Atenas, em 2004. Um time experiente, com qualidade, que fez frente para grandes equipes do vôlei nacional, como o próprio SESI, o RJX, o Sada/Cruzeiro, que é o atual campeão, dentre outras. Uma equipe que tem como lema a seriedade, a competência e a paixão pelo vôlei.

A prefeitura de Canoas aprovou de imediato o projeto, e a população da cidade ''abraçou a causa'', sempre com presença maciça no Ginásio Poliesportivo La Salle, seja no Estadual de Vôlei (que a equipe conquistou sem perder um set) ou na Superliga. Esta união entre empresários, poder público e os moradores canoenses, juntamente com a força e técnica do time, fizeram com que o projeto engrenasse. Que sirva como modelo para outras cidades do estado apostarem mais não sô no vôlei, mas no basquete, no handebol, no futsal, em outros esportes, fora o futebol. Que façam, através disso, inclusão social, despertando nos jovens, principalmente, vontade e desejo de representarem a cidade, o estado, o país nas grandes competições. Que sirva de incentivo para que surjam novas e eficientes equipes, porque é triste ver um Estadual com somente QUATRO participantes, assim como foi o Estadual de Basquete. É muito pouco para o que representa o Rio Grande do Sul não só no esporte, mas no cenário político, agrário, econômico no país. 

Há um projeto capitaneado pelo campeoníssimo Jorginho Schmidt, campeão nacional pela Frangosul/Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo em 1994/1995, e pela ULBRA/Diadora, em 1997/1998, e ULBRA/Pepsi 1998/1999, de fazer um time para disputar a Superliga Masculina em Santa Maria. Está em análise uma série de questões, como a de patrocínio, principalmente, e a prefeitura vê com bons olhos o projeto. O ginásio do Clube Dores, na rua Bento Gonçalves, seria a sede dos jogos da equipe. Espero que dê muitíssimo certo, e que novos projetos surjam em Uruguaiana, em São Borja, Alegrete, Passo Fundo, Santo Ângelo, Bagé, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Erechim, em todas as cidades do estado para, definitivamente, voltarmos a ter a hegemonia do voleibol brasileiro.

Fiquei orgulhoso como torcedor, telespectador e narrador que fui de alguns jogos pela Rádio Estação Web, a única emissora que apoiou a equipe e esteve junto em todos os momentos. O Canoas chegou longe, está de parabéns por isso, e espero que o projeto siga com mais e mais vitórias.

domingo, 10 de março de 2013

LAPSOS LITERÁRIOS

Em uma madrugada, sonhando
Flagrei-me em desejo, pensando
Morrendo de saudade
Mas vivendo a realidade
De algo que já terminou
Que um lado apagou
E o outro não esqueceu
Não crê que morreu
O que um dia foi verdade
E com plena vontade
Queria voltar
E, de novo, amar
Tarde ou cedo, sem rancor, nem medo
Investir outra vez
Amanhã, talvez
Naquele amor
Sem tamanho, nem dor
Que ninguém pensou
Que ainda existisse
Mas quem foi que disse
Que um dia acabou?

MÚSICA DO DIA:

A música de hoje foi composta por André Carvalho e é cantada por Maria Gadú. É a faixa 7 do álbum Maria Gadú, lançado pela Som Livre, em agosto de 2009. Com vocês, Tudo Diferente!



TUDO DIFERENTE

Todos caminhos trilham pra a gente se ver 
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, viu 
Eu ligo no sentido de meia verdade 

Metade inteira chora de felicidade 
A qualquer distância o outro te alcança 
Erudito som de batidão 
Dia e noite céu de pé no chão 

O detalhe que o coração atenta 
Todos caminhos trilham pra a gente se ver 
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, né 

Eu ligo no sentido de meia verdade 
Metade inteira chora de felicidade 
A qualquer distância o outro te alcança 
Erudito som de batidão 

Dia e noite céu de pé no chão 
O detalhe que o coração atenta 
Todos caminhos trilham pra a gente se ver 
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, 
né 

Eu ligo no sentido de meia verdade 
Metade inteira chora de felicidade 
(2x) 
A qualquer distância o outro te alcança 
Erudito som de batidão 

Dia e noite céu de pé no chão 
O detalhe que o coração atenta 
Você passa, eu paro 
Você faz, eu falo 

Mas a gente no quarto sente o gosto bom que o oposto tem 
Não sei, mas sinto, uma força que embala tudo 
Falo por ouvir o mundo, tudo diferente de um jeito bate 

Todos caminhos trilham pra a gente se ver 
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, viu 

Eu ligo no sentido de meia verdade 
Metade inteira chora de felicidade 
A qualquer distância o outro te alcança 
Erudito som de batidão 

Dia e noite céu de pé no chão 
O detalhe que o coração atenta

(Retirado de Som13.com.br)

sexta-feira, 8 de março de 2013

AS MULHERES MERECEM SÓ UM DIA?

Chegamos a mais uma edição do Dia Internacional da Mulher. Data alusiva à luta feminina por melhores condições de moradia, de trabalho, de bem-estar da mulher. O primeiro foi em 1909, nos Estados Unidos, organizado pelo Partido Socialista da América. Desde 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) adota a data para celebrar as conquistas das mulheres. Mas, com o passar do tempo, vendo inúmeros casos de desrespeito, de depravação contra o setor feminino, sinto que a data, por mais importante que seja, para relevar o espírito de luta, é mais uma mera festa comercial do que, de fato, um dia para comemorar.

Hoje, é um dia que muitos aproveitam para bajular, tentar conquistar, tendo o ''apreço'' e ''carinho'' que não demostram pelo ano inteiro. Muitos vão dizer que a mulher é tudo, sendo sinônimo de força, luta, garra, perseverança, delicadeza, ousadia, beleza, vitória. Mas qual o porquê disso? Por qual razão dizer isso somente no 8 de março de cada ano? Medo? Vergonha? Se um não fala, ninguém, fala? Usam, abusam, brigam, humilham, xingam, batem, matam, mas em todo 8 de março há aquele discurso lindo, de emocionar qualquer um. Flores, café-da-manhã na cama, perfumes, presentes. Usam de qualquer artifício para seduzir.

O Dia Internacional da Mulher dá importantes recados para a sociedade, mas só nesse dia. Por que? Façamos amanhã, em 10 de abril, 3 de junho, 22 de setembro, 29 de novembro... Todos os dias! Não deixem que a essência feminina nasça, cresça e morra em só um dia no ano. É muito prático parabenizar, dar dois beijinhos, e só repetir no ano que vem. Desculpem-me a sinceridade, mas parece-me falso. Por que não fiscalizamos quem as maltrata todos os dias? Por que não valorizamos os excelentes trabalhos sociais que levantam a auto-estima de muitas? Por que não destacamos as que chegam no topo todos os dias, tendo um poder que, perante a sociedade, só homens teriam capacidade de ter? Gente que, se não fazermos a nossa parte como cidadãos, e não hipócritas, morrerá anônima, sem ter como prêmio o nosso reconhecimento.

Para terminar, usarei de um dos clichês mais velhos do que o chão, mas necessário, ainda mais para aqueles que a vulgarizam, as que se deixam vulgarizar: se não fosse uma mulher, não estaria aqui. Lembre disso quando pensar em levantar a mão não para acariciá-la, mas para agredir seu corpo e sua alma. Se você for dar um presente, e só lembrar que HOJE é o Dia da Mulher, não dê. Pegue o dinheiro e compre chocolates, cervejas, ingressos para jogos de futebol para você. Isso é ter má vontade, ser ''Maria-vai-com-as-outras''. Seja diferente (e ''ser diferente'' quando nós todos deveríamos ter atitudes iguais). Abrace, beije, declare-se, adore, ame, escreva TODOS OS DIAS. Assim, você estará parabenizando-as, mesmo que ''não seja na data''. Não esperem o 8 de março. É só uma data perto da importância da mulher, do homem, das lutas, de ser um verdadeiro cidadão.