domingo, 16 de setembro de 2012

SEMANA FARROUPILHA

Chegamos a mais uma Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. Como em nenhuma outra época do ano, o Estado ''respira'' tradicionalismo, cultura, estandes especiais em todas as regiões para marcarem o ''orgulho de ser gaúcho''. Também, pintam nessa época as figuras que algumas pessoas alcunharam de ''gaúchos de apartamento''. São aqueles seres que fardam-se com os trajes que caracterizam um(a) gaúcho(a), aqueles vestidos de prenda, botas, bombachas, lenços e adjacências. Tolos. No resto do ano, não dão a mínima para o ato de ''ser gaúcho(a)'', e às vésperas de mais uma Semana Farroupilha, lotam as lojas especializadas no ramo, ou lavam a roupa que já possuem que estava atirada em um canto, já cheirando a mofo.

Vestir-se de acordo com as tradições do Rio Grande do Sul só nesta semana não significa ser mais gaúcho(a) que os outros. Bem pelo contrário! Mostra uma infantilidade tal qual ter ''orgulho de ser brasileiro'' somente nos períodos de Copa do Mundo (mas convenhamos que com a Seleção desse jeito, nem uma Copa aqui no Brasil empolga). Ser gaúcho(a) vem do âmago, do espírito. Ser gaúcho(a) ou ser de qualquer outra parte do país, verdadeiramente, é labutar desde cedo até à noite com paixão pelo que faz, com empenho para que tudo saia certo, trabalhando por amor, e não por capital. Ser gaúcho(a) com veracidade é ter caráter, é respeitar as diferenças, é ajudar ao próximo. Ser gaúcho(a) é cultivar suas raízes, tradições (como a do chimarrão e do churrasco, por exemplo) O ANO TODO. É ter a ''cara limpa'', ''botar o pé na porta'' e dizer o que está errado nos rumos do Estado. Não é fazendo fiasco por aí durante esta semana (sim, fazendo fiasco, pois se há de se vestir assim agora, que o faça o ano inteiro! Isso é ridicularizar a tradição gaúcha, ao meu ver), e só por esta semana, ouvindo no último volume músicas características que se mostra quem é gaúcho(a) ou não.

Que ao invés de fardar-se ao léu, façam reivindicações junto aos governos municipais e estadual para sanar os problemas que nos atormentam no cotidiano. Que mostrem que o Rio Grande do Sul não é uma unidade da federação omissa! Que façam por merecer o gentílico do nosso Estado na alma! Mostrem que a Guerra dos Farrapos não é um fato histórico, e sim está no cotidiano, na luta de cada gaúcho(a) pelo seu melhor e o melhor para o Rio Grande do Sul. Sejamos gaúchos(as) de verdade ''honrando as calças que vestimos'', não as vestindo por fantasia uma vez por ano.