sábado, 17 de abril de 2010

RELATOS DE SANTA MARIA

Olá , pessoal! Um mês depois do último contato pelo blog , ainda em território catarinense , volto a dar satisfações por aqui , para falar um pouco da cidade após essa volta.

Santa Maria , como não poderia deixar de ser , cresceu em muitos aspectos. As opções de cultura , entretenimento aumentaram e se diversificaram.Há um novo empreendimento , o Royal Plaza Shopping , o maior da região. Os elevadores dão problemas de vez em quando , há ainda muitos espaços para serem concluídos , mas ele vai se ajeitando aos poucos. Mas ainda há muito para se fazer , para melhorar a cidade. As principais reinvidicações:

1) Os carros estacionam livremente pelas ruas , apertando , espremendo a passagem dos veículos.
2) Está mais do que na hora de Santa Maria , uma cidade com seus 270 000 habitantes , ter um terminal de ônibus decente e com jeito de terminal de ônibus. O PARADÃO , nas descida da Rio Branco para a Acampamento já não dá mais! Fica ridículo pra quinta maior cidade do Estado ter uma calçada com uma coberturazinha como terminal de ônibus.
3) Ainda na questão de transportes , a mega , hiper , super , ultra , power lotação dos ônibus , não só pelo começo da manhã e fim da tarde , que é o horário em que isso sempre aconteceu em função das pessoas estarem entrando e saindo do trabalho nesses horários , mas em todos os horários. O SIM , que é o consórcio das empresas que operam o transporte coletivo na cidade , é uma boa iniciativa , mas tem que rever as frotas , os horários , para que isso deixe de acontecer , mesmo que gradativamente. Porém a violência , os assaltos , principalmente no fim da noite , são fatores que impedem grandes mudanças. E de um tempo para cá inventaram na Expresso Medianeira que na lateral esquerda do ônibus , após a roleta (que agora é na frente) , só fica um banco , não mais dois. Ok , o ônibus ficou mais espaçoso , mas em determinado momento qualquer meia dúzia de pessoas já lota o veículo.

Mas Santa Maria ainda preserva muitos de seus costumes , como as pessoas sentadas na frente das casas no fim da tarde/noite conversando , os trailers de lanches nas calçadas e a rápida oscilação de temperaturas (numa hora pode estar 10ºC e na outra 30ºC , por exemplo).

Santa Maria é uma cidade legal , assim como o Estado do Rio Grande do Sul. É só saber cuidar , ter planejamento , ter projetos para que tudo fique melhor. Mas pouca gente tem essas atitudes...