terça-feira, 16 de março de 2010

MUDANÇA!

Bom , nos próximos dias fecha-se um ciclo em minha vida. Depois de sete anos deixarei o Estado de Santa Catarina e voltarei para meu Estado de origem , o Rio Grande do Sul ,mais precisamente a cidade de Santa Maria , onde morei por seis anos. Necessidades pessoais ocasionam esta mudança. Sempre visitei o Rio Grande do Sul durante as férias que eu tive , nunca deixando de cultivar tradições , nem de estar ligado em tudo o que acontecia pelo território gaúcho. Fico contente em voltar ao meu Estado natal , mas ao mesmo tempo um tanto quanto lastimoso por deixar São José , onde cheguei em 22 de fevereiro de 2003 e fiz inúmeros amigos , conheci muitas pessoas legais. Aprendi muitas e muitas coisas neste lugar.Fui muito feliz no período em que estudei na E.E.B Aldo Câmara da Silva (2003 - 2008) e E.E.B Nossa Senhora da Conceição (2009 - 2010) , cresci educacionalmente , tive ensinamentos primorosos , professores a quem sempre tratei e que sempre me trataram com respeito , amizade e cordialidade. Tive colegas na literalidade da palavra , que sempre me ajudaram na medida do possível , a qual fico grato por todos os momentos em que as dúvidas foram sanadas , pelos momentos de diversão , de bom humor vividos juntos comigo. Infelizmente , não poderei citar nomes , seria louco de citá-los , já que correria o risco de ser injusto com alguém que por ventura não seria lembrado.


Volto pra uma cidade que tem minha admiração , minha simpatia , que gosto muito. Em Santa Maria iniciei meus estudos , tenho parentes , amigos lá ,conheço bastante da Cidade Cultura , Cidade Coração do Rio Grande ou Cidade Estudantil , como queiram , sou torcedor do Esporte Clube Internacional , frequentava quando pequeno o estádio Presidente Vargas , tempo bom aquele (pena que o Coloradinho se meteu na Série B do Gauchão e só voltou pra A em 2007).Santa Maria do famoso CALÇADÃO , onde tudo e todos passam todos os dias , Santa Maria do (por mim temido) VENTO NORTE , Santa Maria dos militares , das descobertas paleontológicas , dos estudantes da Federal (UFSM). É pra lá que estou voltando , onde pretendo ser mais feliz , aprender e viver mais. Os amigos daqui aqui ficam , manteremos contato por telefone ou internet , mas vão junto comigo na minha mente e no meu coração , em forma de carinho e agradecimento.

Não digo TCHAU , tão pouco ADEUS , mas sim um ATÉ BREVE. A gente se encontra numa esquina da vida!

sábado, 13 de março de 2010

DEMOCRACIA...?

Muito se fala sobre a democracia , o direito de ir e vir , emitir sua opinião , querendo que esta seja entendida e respeitada. Beleza , concordo , a pessoa tem sim o direito de expressar o que pensa , fazer críticas , discutir ideias , achar soluções para os problemas. Só que não vem aplicando este direito conquistado da melhor maneira possível. Quarta-feira,10/03/2010, uma médica em São José(SC) foi ameaçada de morte por um paciente ARMADO , que avisou que se não fizessem o que ele estava mandando , iria atirar. Agora nem em um posto de saúde , um ambiente em que presumidamente deve-se ter muita disciplina , muita calma , já que ali estão pessoas enfermas e outras que ali estão para tratá-las , sanar seus problemas da melhor forma possível. Aí vem um imbecil , que estava em regime semi-aberto , entra à vontade e , como se fosse DEUS , ameaça todo mundo. Ela atendia no Posto de Saúde do Bairro Procasa. Conheço razoavelmente bem São José,moro na cidade faz 7 anos e nunca vi , nem nesse posto , nem do Roçado , nem do Bela Vista , nem na Policlínica de Campinas UM policial sequer. Se um policial , que fosse , estivesse posicionado em cada posto de saúde (sendo este um motivo absurdo , convenhamos , mas é a necessidade dos dias atuais) , estaria , na teoria , garantida a segurança para se fazer uma consulta , um exame. As pessoas estariam tranquilas em , pelo menos , ter a figura da autoridade policial.

MAS O QUÊ ISSO TEM A VER COM A DEMOCRACIA?

A principal linha de raciocínio que vem na mente quando se fala em democracia é a do direito ao voto , as eleições. E desde quando conquistou novamente o direito ao voto , o povo só fez burrada! Soube direitinho fazer a campanha das DIRETAS,JÁ! , reinvidicou seu direito à opinião , só que não faz por merecer! Sempre fala para não eleger os mesmos , aqueles que se metem em escândalos , muitas das vezes isso indo pro lado pessoal , mas toda santa eleição lá estão eles , sorrindo , pedindo votos e o povo vai lá e os elege para mais um mandato , mais um período às custas do dinheiro público. Se hoje estivessemos na ditadura militar , nem a pau os traficantes estariam dominando morros , nem querendo os bandidos tinham tanta tranquilidade em fazer suas maldades e os políticos estariam todos , nem que fosse na base da ameaça , trabalhando firme e seriamente. Nos tempos da ditadura , a educação era exemplar , a disciplina era rígida , a segurança total. Se uma pessoa estivesse andando sozinha às 04:00 , estava segura e se alguém tentasse acometê-la , ela teria certeza de que seria protegida em alguns instantes. Se um bandido fosse pego , tinha certeza que estava vivendo seus últimos momentos , ou de liberdade ou de vida. Pagava pelo seu erro sem dó nem piedade.

É isso o que falta para a sociedade hoje: PULSO FIRME , RÉDEAS CURTAS , SERIEDADE , BOM SENSO. É verdade que a população vem aumentando desordenadamente no país inteiro , mas aí sim deveria se ter um pouco mais de compromisso com o público , um pouco mais de maturidade , crescer não só em números , mas em inteligência , ser um país desenvolvido. Mas pelo jeito não querem nada disso...